(Revisado)
O Procedimento de Reclamações e Soluções (PRS) foi criado para fortalecer a confiança dos participantes e parceiros na Tenure Facility, assegurar responsabilidade e apoiar o aprendizado institucional. Ele estabelece um processo transparente, acessível e justo para tratar reclamações externas e possíveis condutas inadequadas. O procedimento incentiva funcionários, parceiros e demais partes interessadas a registrarem as suas preocupações diretamente junto à Tenure Facility, evitando que a situação se agrave fora da instituição. O objetivo é institucionalizar a comunicação e a resolução de reclamações, garantindo engajamento efetivo e eficiente.
Esta política é obrigatória se aplica a qualquer pessoa que trabalhe para ou em nome da Tenure Facility, incluindo funcionários, membros da diretoria e do grupo consultivo, conforme acordado com os parceiros de projetos e fornecedores. O PRS faz parte do sistema de gestão da Tenure Facility e complementa os documentos relacionados, como a Política de Denúncias (Whistleblower Policy) e os Termos de Referência do Ombudsman (Ouvidoria).
1. Todas as reclamações externas deverão ser registradas.
2. As partes interessadas são incentivadas a utilizar os canais de comunicação disponíveis.
3. A confidencialidade é garantida na medida do possível, sem prejudicar a investigação imparcial.
4. As reclamações deverão ser tratadas de forma rápida, justa e sem retaliação.
5. A Tenure Facility utiliza os casos de reclamações como oportunidade de aprendizado para fortalecer os seus sistemas e práticas.
6. O GRP é complementar aos quadros jurídicos, jurisdições e instituições nacionais e não impede o acesso a recursos judiciais ou administrativos nacionais ou locais.
O PIC acusa recebimento da reclamação em até 10 dias úteis, informa o COO e realiza uma análise inicial. Em seguida, o caso é registrado no arquivo central, com todos os detalhes relevantes.
Se não houver necessidade de ação adicional, o PIC informa as partes envolvidas e registra o resultado. Se for necessária ação, o PIC elabora um plano de resolução, que pode incluir mediação, consultas ou investigação. O prazo máximo para resolução é de 60 dias úteis. As reclamações que envolvem o COO são encaminhadas ao Comitê Executivo.
Qualquer parte interessada pode recorrer à ouvidoria caso discorde da decisão ou solução proposta pelo PIC, COO ou ExeCom. A ouvidoria realiza uma revisão independente e propõe a resolução final.
Todas as reclamações são registradas no arquivo da Tenure Facility, incluindo:
As reclamações e soluções específicas de projetos também devrão ser incluídas nos relatórios de projeto.
Esta política, aprovada pela diretoria, faz parte da gestão de riscos e impactos da Tenure Facility. O diretor executivo, em consulta com o COO e/ou diretoria, pode aprovar exceções. As exceções não autorizadas deverão ser relatadas e corrigidas. O diretor executivo é responsável pela implementação desta Política, e a diretoria revisa o progresso anualmente. A Política é revisada e confirmada peloo diretor executivo a cada ano e pela diretoria a cada 5 (cinco) anos.
Virmeda AB, Mo 106, 91492 Logdea, Suécia
Envelope com a marcação: “Aviso Confidencial”
misconduct@thetenurefacility.org (Assunto: Aviso Confidencial)
+46 812 148 686
Clique no botão abaixo